Como vender usando o Mercado Livre

Se chegou até aqui, com certeza está querendo saber mais sobre como aumentar suas vendas usando a internet. Em uma publicação feita no Facebook da Garagem de ideias em 2018, falei sobre 6 dicas importantes para divulgar uma empresa na internet.

A primeira dica importante e que faço questão de repetir aqui é: tenha um site!

Com isso você ganha o que costumo chamar de “casa própria”. Sua própria audiência, suas regras, sem ter que ficar dependendo das regras de ninguém. Ou seja: Instagram, Facebook, Mercado Livre Whatsapp e por ai vai.

Links úteis:

Como colocar um link do Whatsapp no Facebook e Instagram
Curso avançado de Marketing Digital para Redes Sociais
Aulas gratuitas de Marketing Digital para Redes Sociais
Como emitir boletos e parcelar pagamentos para clientes
Instagram: aplicativos para fotos e vídeos que você não pode ignorar

Não quero entrar na questão da importância das redes sociais para um negócio. Isso fica para outro texto sobre os resultados das mídias sociais. Vamos falar sobre o Mercado Livre:

Realmente compensa anunciar meu produto no Mercado Livre?

Não consigo responder essa pergunta para você por não conhecer muito bem seu objetivo ou necessidades. Não sei o que você considera compensador. Por isso, aconselho que veja por si só as taxas do Mercado Livre.

Talvez para o seu negócio seja vantajoso usar a credibilidade do Mercado Livre para ter visibilidade rápida, mesmo com as taxas acima de 11% por venda.

Uma boa saída para usar a a audiência do Mercado Livre é anunciar seu produto na plataforma e, sempre que fizer uma venda, informar ao comprador que você possui um site. Tente convencê-lo de que para a próxima compra, existe a opção do seu site próprio que inclusive pode ser mais barato.

Mas Mark, não tenho dinheiro para fazer um site!

Vários alunos da Garagem de Ideias diziam o mesmo e, depois do curso, criaram sites como os linkados abaixo:

Entre Vendas;
Fabrícia Pires Imóveis;
Rafaela Furtado Adv;

Criar um site é extremamente importante para que você crie sua própria audiência. Mas, talvez, até você começar a vender pode demorar um pouco. Se você ainda não sabe como criar um site, pode muito bem usar as plataformas:

• Wix;
• Loja Integrada;
• Nuvem Shop.

São plataformas que oferecem as facilidades para se ter um site.

Para de me enrolar. Como vendo usando o Mercado Livre?

Passo 01: acesse o site do Mercado Livre para criar uma conta. ACESSE AQUI
Passo 02: com a conta criada o ML não vai fazer rodeios, você será direcionado para uma página como a ilustrada abaixo. Com isso, você pode clicar em uma das categorias para definir que tipo de produto deseja vender. Isso vai ajudar o Mercado Livre a conectar clientes reais aos seus produtos. 


Passo 03: para escrever o artigo eu cliquei em “Produtos e outros” e a plataforma solicitou o título do anúncio. Perceba que no print abaixo eu detalhei a venda de um Notebook. Dica: deixe o título rico em informações que chamem a atenção do cliente. No meu caso, um diferencial seria escrever algo do tipo: “Notebook para Jogos” ou algo assim… 

Passo 04: como ilustrado nos dois prints abaixo, agora é com você! Adicione o máximo de detalhes do produto. O primeiro print mostra a parte de categoria. O segundo, informações gerais do produto. Aconselho que coloque no mínimo 4 fotos. Lembre-se: quanto mais informação, melhor!

PRINT 01

PRINT 02

 

Leave a Comment