Dicas e ferramentas de e-mail marketing que você ainda não conhece

Sabe aquele tipo de pessoa que só te procura para pedir favor? Aquele conhecido que você inclusive já evita contato? Então, “aparecer” na caixa de entrada do seu cliente apenas para pedir que ele compre um produto causa o mesmo efeito.

O fato é: ninguém está na internet apenas para comprar. Se a sua empresa se comunica apenas com o intuito de vender, senta aqui que precisamos conversar.

Aqui na Garagem de Ideias vivemos o digital através dos nossos cursos e atendendo nossos clientes. Nossa dica é: não tente vender. Apresente problemas e crie soluções. Se você acessar agora o Facebook da Pepsi por exemplo, não vai ver publicações de latas com o preço do produto. A Ponto Frio também faz isso muito bem no seu Twitter.

Assim como nas redes sociais das empresas citadas, nos e-mails marketing disparados tente:

• conversar com o seu cliente sobre assuntos do interesse dele;
• escolher um bom título/assunto para que ele abra o e-mail;
• personalizar o e-mail com o nome da pessoa.

Isso muda completamente sua relação com o cliente, mas vamos com calma na nossa conversa. Para conversar mais sobre isso primeiro precisamos conversar sobre as melhores ferramentas de disparo de e-mail marketing. Hoje existem dois tipos: pagas e gratuitas

Nós conhecemos nosso leitor e sabemos que vocês querem as gratuitas. Vamos lá:

Mailchimp

Com o disparo de uma campanha, você tem à disposição um relatório completo da quantidade de pessoas que abriram seu e-mail e mais do que isso: uma lista detalhada dos endereços de e-mail que abriram sua mensagem.

Vantagens:

• É gratuito até 2 mil e-mails cadastrados;
• Oferece relatório de entrega;
• O Facebook permite importar e-mails do Mailchimp para campanhas segmentadas;
• Permite integrar formulários e pop-ups do próprio Mailchimp ao site ou blog;
• Separa os e-mails em grupos.

Desvantagens

• É uma ferramenta em inglês;
• A versão paga é cobrada em dólar.

E-goi

O E-goi não é muito conhecido, mas é uma excelente ferramenta de e-mail marketing gratuita.

Vantagens:

• É gratuito até 5 mil e-mails cadastrados;
• Integração com WordPress;
• Oferece relatório de entrega;
• Integração com as redes sociais;
• Templates gratuitos.

Desvantagens

• Não encontramos nada que desmerecesse a ferramenta.

Benchmark

Usamos a versão gratuita do Benchmark por um tempo aqui na Garagem de Ideias. Realmente é uma ferramenta muito boa. Na verdade, disparar e-mail marketing com o Bench é bem semelhante com os disparos das outras ferramentas citadas. 

Vantagens:

• É gratuito até 2 mil e-mails cadastrados;
• Integração com WordPress;
• Oferece relatório de entrega;
• Integração com as redes sociais;
• Templates gratuitos.

Desvantagens

• A versão gratuita é mais limitada. Mas isso não desmerece a ferramenta.  

Não compre listas

É um fato: assim como comprar seguidores no Instagram não é uma boa prática para o seu negócio por causa do baixo engajamento, comprar listas de e-mail também não gera bons resultados. A taxa de e-mails enviados para o spam vai aumentar, seu domínio ficará sujo no Google por conta disso e sua taxa de abertura não será satisfatória. 

Qual é a solução? Crie sua própria lista de e-mails com clientes realmente interessados no seu negócio. Isso pode ser feito através de um site, blog, loja virtual e até mesmo a partir de posts nas redes sociais.

Gostou das dicas e quer conversar mais sobre o assunto? Nós adoramos receber mensagens e estamos à disposição pelo e-mail: atendimento@garagemdeideias.com.br ou pelo telefone: 62. 3988 4665

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